O Boticário é a maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo. Uma das primeiras empresas nacionais a adotar o sistema de franchising, possui mais de 900 franqueados no Brasil, gerando cerca de 22 mil empregos diretos e indiretos na rede. Hoje, são 3.200 lojas no país, além da presença internacional em cerca de 368 pontos de venda
e 59 lojas exclusivas em oito países.
O Boticário é marca de alto renome, premiada internacionalmente. É filiado à ABF -Associação Brasileira de Franchising- e à IFA - International Franchising Association, sediada em Washington DC. O nome éassociado à qualidade, tecnologia, proteção ao meio ambiente, à modernidade, à inovação e respeito ao consumidor. O conceito das lojas e o atendimento proporcionam uma agradável experiência de compra ao consumidor. Anualmente, O Boticário realiza um plano de expansão pesquisando o potencial de cada mercado e identificando as oportunidades
de negócios disponíveis para determinar a abertura de novas franquias.
Plano de Negócios para franquias no Brasil
Investimento: a partir de R$ 250.000,00
Área mínima: 40 m²
Prazo de retorno: 18 a 36 meses
Lucratividade: 8 a 10% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 70.000,00 / mês
Número médio de funcionários por unidade: 4
Taxa de franquia: não cobra
Fundo de Propaganda: não cobra
Taxa mensal de franquia: até 38% sobre compras
Experiência no ramo: não exige
Contrato: prazo indeterminado
Atividades Principais do Franqueado
Gestão dos Valores de O Boticário no canalCapacidade de disseminar os valores de O Boticário
Domínio da Estratégia da Operação CanalConhecimento da Estratégia para Operação do Canal estabelecido pela Franqueadora
Uniformidade OperacionalCapacidade
de assegurar a padronização dos processos e sistemas dos Canais, em
conformidade com o Modelo de Gestão estabelecido pela Franqueadora
Gestão de PessoasCapacidade para gerenciar, desenvolver e formar pessoas
Gestão de ResultadosCapacidade para gerenciar os resultados
Gestão de ProcessosCapacidade para gerenciar os processos de trabalho
Requisitos Básicos Pessoais e ProfissionaisEngajamento total na gestão da franquia
Comprometimento administrativo
Promoção da imagem da marca O Boticário
Administração de recursos humanos, financeiros e materiais
Dinamismo, liderança e empreendedorismo
Capacidade de investimento com recursos próprios
Domínio conceitual e prático de princípios organizacionais
Aptidão e desejo em participar de uma estrutura plenamente formatada